quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ação abusiva de agentes de transito no sul do Pará vira caso de polícia.




DELMIRO SILVA

A postura dos agentes do Departamento de Transito do Estado do Pará (DETRAN) durante a fiscalização no transito de Conceição do Araguaia no sul do estado causou revolta e indignação na população local, sendo inclusive caso de polícia. Durante a semana várias pessoas procuraram a Delegacia de Policia Civil e registraram ocorrência contra os fiscais, alegando terem sido abordadas de forma truculenta e abusiva. O delegado Gabriel Henrique disse à reportagem que além das denúncias na delegacia várias pessoas entraram com representação contra os agentes na corregedoria do DETRAN.

            Um condutor que solicitou a reportagem sigilo de sua identidade registrou ocorrência contra o comandante da operação, identificado como Álvaro, segundo o referido condutor, o fiscal teria lhe dado voz de prisão, o que é inconstitucional, após um desentendimento entre ambos, supostamente ocasionado por um questionamento feito ao fiscal. “Eu questionei ele (Álvaro) pela maneira como abordaram um rapaz que conduzia uma moto. Os guardas foram tão agressivos com o jovem que ele caiu na calçada, sento tratado como um bandido. Aí o agente não gostou e resolveu me dar voz de prisão”, desabafou.

A suposta ação abusiva dos agentes foi um dos assuntos mais debatidos na última sessão ordinária realizada na Câmara. Os parlamentares deixaram bem claro que serem favoráveis à fiscalização, no entanto, repudiam a postura dos agentes do DETRAN. O presidente da Casa, João Wanderley Silva (PMDB) disse que é inadmissível que os condutores sejam submetidos a tamanho constrangimento. “Há relatos de pessoas que se machucaram ao serem paradas de forma truculenta pelos agentes. Se o condutor está irregular que o fiscal aplique as penalidades previstas na lei, mas não agrida nem humilhe as pessoas”. Disse.

A reportagem tentou contato com o coordenador das operações do DETRAN em Conceição do Araguaia, agente Álvaro, no entanto, ele não foi encontrado para comentar o assunto. Há informações de que após as denúncias contra os fiscais e repercussão das mesmas os mesmos suspenderam por tempo indeterminado os trabalhos em Conceição do Araguaia.



0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.