terça-feira, 24 de abril de 2012

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR É REFERENCIA NACIONAL.

Fotos: Delmiro Silva

  
DELMIRO SILVA
A primeira agroindústria familiar de laticínios do sul do Pará, localizada em Conceição do Araguaia, se tornou exemplo de boas práticas na fabricação de alimentos no País. Em junho próximo, o programa Dia de Campo na TV, do Canal Rural, apresentará ao país a experiência, que teve o acompanhamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
A equipe do programa esteve em Conceição do Araguaia captando as imagens da primeira agroindústria familiar legalizada, localizada na comunidade de Canarana e inaugurada no final de agosto passado, com o apoio da Emater, sob o nome fantasia de Queijos Maely. A empresa pertence ao assentado Neurivan Bezerra e produz, por dia, cerca de 120 quilos de mussarela e mais de mil litros de leite.
 O proprietário e 15 técnicos do escritório regional de Conceição do Araguaia da Emater participaram de um curso nacional sobre boas práticas de fabricação de alimentos em agroindústrias familiares, promovido pela Embrapa e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), objetivando formar multiplicadores do conhecimento acerca dos padrões sanitários, estruturais e operacionais exigidos por lei para o beneficiamento dos produtos dos agricultores familiares.
Segundo o jornalista João Eugênio Dias Rocha, que coordena a equipe de filmagem, a escolha pelo empreendimento rural “Queijos Maely”, em Conceição do Araguaia, se deu pelo trabalho que lá é desenvolvido e pela receptividade dos técnicos, além do aproveitamento do conteúdo programático ministrado durante o curso. “Escolhemos esta agroindústria também por retratar bem a realidade da agricultura familiar de diversas regiões do país”, ressaltou.
Queijos Maely
Neurivan contou que no ano de 2007 recebeu a visita do tecnólogo de alimentos da Emater, Flávio Pedro Barros, que prestou toda a assistência e as informações necessárias para ser colocado em prática o beneficiamento do leite na região. “Hoje os meninos da Emater fazem parte da minha família. Ensinaram-nos a produzir, a conseguir crédito, montaram conosco a arquitetura da agroindústria, além de nos ensinar a administrar nosso empreendimento”.
A agroindústria “Queijos Maely” produz, por dia, 120 kg de queijo mussarela e 1,2 mil litros de leite, por meio da compra da produção leiteira de outras 35 famílias também moradoras de assentamentos. Os produtos são comercializados no mercado local (principalmente supermercados e padarias), e a partir da agroindústria serão os primeiros da agricultura familiar do município a portar o selo do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), instituído no ano passado. “Receberemos a documentação oficial do SIM daqui a poucos dias, mas já pensamos em uma certificação estadual de qualidade para que possamos vender nossa produção para outros municípios além das fronteiras de Conceição do Araguaia”, afirmou o agricultor familiar e empreendedor, Neurivan Bezerra.


0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.