sexta-feira, 27 de abril de 2012

Animal silvestre aparece em quintal e desperta curiosos

Foto: Delmiro Silva
Delmiro Silva

O aparecimento de um de um bicho preguiça macho num quintal de uma residência de Conceição do Araguaia despertou a curiosidade de moradores da casa e de alguns vizinhos, que ficaram admirados com o animal exótico e de hábitos peculiares. Surpresa com a presença do animal a proprietária da residência, localizada na Rua Aracajú, bairro Vila Nova, acionou a Polícia Militar. O setor fica próximo a uma extensa área verde, fator que pode explicar a aparição de animais silvestres.

Uma guarnição do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (PELOMA), composta pelos sargentos Albuquerque e Monteiro, e soldados Falken e Ralf, se deslocou até o local e realizaram a contenção do animal, que estava bastante assustado devido à presença de curiosos. Os policiais examinaram o bicho e constataram que ele estava em boas condições, diante disso, o mesmo foi remanejado para a área ambiental do PELOMA, local propício à espécie habitar.
O sargento Monteiro disse à reportagem que o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas é relativamente comum, especialmente em cidades como Conceição do Araguaia, cercadas por vastas áreas verdes. “Em casos assim a pessoa deve acionar a Polícia Militar ou o IBAMA para fazer a contenção e soltura do animal em local apropriado. Hostilizar ou manter animais silvestres em cárcere privado é crime”, explicou.

Sobre o animal
O bicho preguiça, ou simplesmente preguiça, é um animal de hábitos solitários que habita o continente americano. A espécie se alimenta de folhas e frutos e tem como defesa sua camuflagem e suas garras afiadas. Dorme cerca de catorze horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução, dá apenas uma cria. Somente a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas.



0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.