sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estudantes sofrem com precariedade do transporte escolar no sul do Estado

Fotos: Delmiro Silva

 
DELMIRO SILVA

A vereadora Evanilza Marinho (PSC) apresentou indicação nº 037/2012 na Câmara de Conceição do Araguaia sul do estado solicitando que a Prefeitura Municipal providencie com urgência a manutenção dos ônibus escolares da rota que transporta alunos para a Escola 20 de abril, localizada na Vila Bradesco, distante 60 km do perímetro urbano. A parlamentar relatou que participou das festividades alusivas ao aniversário daquela escola e verificou in loco os inúmeros obstáculos que a juventude daquela região encontra diariamente ter acesso à educação.

Evanilza relatou na indicação a precariedade dos ônibus que transportam os alunos, citando problemas como freio numa única roda, falta de buzina e setas, faróis queimados, janelas quebradas, entre outros agravantes, além das condições precárias das vicinais, que segundo a vereadora, foi o problema mais citado pelos pais dos alunos. “Muitas vezes o ônibus fica parado vários dias por falta de manutenção, prejudicando os alunos que não conseguem chegar à escola e perdem muitos dias de aula”, destacou a legisladora.

Segundo a vereadora, outro grave problema apontado pelos moradores daquela localidade é a superlotação. “Um ônibus com capacidade para transportar 45 alunos por viagem leva de uma só vez cerca de 80 ou 90 estudantes, submetendo-os a um enorme desconforto”, observou.

O lavrador Edílson de Lima Sousa, 40, pai de dois filhos estudantes, disse à reportagem que há semanas em que os alunos assistem apenas um ou dois dias de aula, e quando eles frequentam cinco dias letivos numa mesma semana é motivo de “comemoração”, ironizou. “Que mundo é esse que uma criança não pode usufruir do seu direito de estudar?”, questionou em tom de desabafo.

Evanilza disse à reportagem que a deficiência no transporte escolar no interior de Conceição do Araguaia é um problema que vem se arrastando há vários anos. “Em 2010 foi realizada audiência pública na Câmara para debater e buscar soluções para a situação, no entanto, muito pouco foi feito. Vou continuar cobrando do poder público, condições dignas de ensino para os estudantes da zona rural”, disse. A reportagem esteve na Secretaria de Educação de Conceição do Araguaia, todavia, a titular da pasta, Silvina Maria Lacerda, não foi encontrada para comentar o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.