quarta-feira, 4 de abril de 2012

Operação apreende madeira extraída ilegalmente

Foto: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
Em uma operação conjunta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Conceição do Araguaia (Semma) e Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma) foram apreendidas quatro metros cúbicos de madeira das espécies Angico, Camaçari e Canjerana em uma chácara localizada a 7 km do perímetro urbano, no setor aeroporto. A madeira havia sido retirada de uma nascente da propriedade, o que é ilegal.
A fiscalização foi acionada a partir de uma denúncia anônima apresentada a Semma, provocando a ida dos fiscais até o local, onde os mesmos constataram a irregularidade, isto que na propriedade já havia sido desmatado um hectare nas proximidades da nascente, o que inflige o Código Florestal Brasileiro. Na chácara foi encontrado um dos seus proprietários o qual que informou que a madeira estava sendo vendida para uma cerâmica do município, sendo que uma grande quantidade já havia sido transportada.
Segundo o chefe de fiscalização da Semma, Wyllis Luz, a pasta vai encaminhar um relatório da apreensão à Promotoria de Justiça, que se encarregará de tomar as medidas cabíveis. O infrator está sujeito à multa, prestação de serviços à comunidade e reparo do dano causado a natureza. Ainda segundo Wyllis, a madeira recolhida será doada a uma instituição filantrópica do município. Segundo o subtenente Calumby, comandante do Peloma o órgão está atento no sentido de coibir possíveis estragos causados a natureza.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.