quinta-feira, 12 de abril de 2012

Polícia Militar apreende carregamento de Castanheira

Fotos: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
Uma ronda rotineira da Polícia Militar do destacamento do distrito de Nova Esperança, município de Santa Maria das Barreiras, região sul do Estado, culminou com a apreensão de 14 metros cúbicos de Castanheira, madeira nobre protegida pela Legislação Ambiental (Lei nº 9.605/98). A espécie produz o fruto conhecido como Castanha do Brasil, produto genuinamente paraense muito apreciado no Brasil e no exterior. Alvo da cobiça no comércio madeireiro a Castanheira pode entrar no hall das espécies ameaçadas de extinção.
Abordado pela guarnição da Polícia Militar, comandada pelo cabo Feitosa, o condutor de umcaminhão madeireiro, Leonelson Ferreira, 37, confessou que não portava a documentação da mercadoria e que transportava a carga para uma madeireira de Conceição do Araguaia. Diante da irregularidade o policial fez contato com o comando do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (PELOMA), do 22º BPM, que tem jurisdição sobre aquela região, que solicitou a apresentação do veículo e sua carga no quartel para averiguação.
No momento da apresentação do carregamento o transportador ainda tentou se defender argumentado que se tratava das espécies Angelim, Cedrarana e Favão de bolota, que se respeitadas algumas exigências legais, podem ser extraídas, transportadas e comercializadas. No entanto, desconfiados, os policiais averiguaram atentamente a mercadoria e constataram queem torno de 90% da carga era composta por Castanheira, caracterizando grave crime ambiental.
O infrator foi multado pelo IBAMA em R$ 3.800,00 e teve seu caminhão, tipo Mercedes Bens, amarelo, placa KBL 1724, retido pela justiça.Armazenada no 22º Batalhão da Polícia Militar a madeira será doada a uma instituição filantrópica. O subtenente PM Calumby, disse à reportagem que o Peloma está atento no combate aosdelitos contra o meio ambiente nas localidades de sua jurisdição. “Estamos empenhados em exercer nosso papel, que é coibir crimes ambientais”, destacou.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.