quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vigilância Sanitária aperta o cerco contra irregularidades

Foto: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), intensificou a fiscalização nos hospitais, farmácias e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como açougues, bares, lanchonetes, feira coberta, panificadoras, peixarias, restaurantes e outros. Como é de praxe, os fiscais do órgão vistoriam a higiene desses ambientes e dos seus atendentes, qualidade das mercadorias, prazo de validade dos produtos e outros itens que asseguram bens de consumo e serviços de boa qualidade para a comercialização.
Todos os estabelecimentos dos setores de alimentação e saúde do município serão visitados, posteriormente os servidores da Visa elaborarão um relatório apontando os que têm índices de irregularidades, estes serão vistoriados outras vezes para que comprove adequação as exigências legais, do contrário, o proprietário será multado e o local poderá ser fechado. Todas as mercadorias impróprias para comercialização e consumo serão recolhidas e incineradas. “Todos os procedimentos são feitos conforme as determinações da ANVISA” alertou a secretaria de Saúde de Conceição do Araguaia, Marlene Costa.
A vistoria objetiva ainda conceder a licença anual de funcionamento aos estabelecimentos, sendo que aqueles que estiverem com maiores irregularidades terão a licença suspensa e imediata interdição. Marlene Costa lembra que para capacitar os profissionais que atuam nocomércio de gêneros alimentícios a Secretaria Municipal de Saúde promove uma vez por ano, e dependendo da demanda até duas vezes, capacitação para que os mesmos possam oferecer ao consumidor produtos e serviços de qualidade.
Os fiscais da Vigilância Sanitária atuam também mediante denúncias de possíveis irregularidades, que podem ser feitas por qualquer cidadão que se disponha a procurar o órgão e formalizar a denúncia, podendo manter sua identificação preservada. A fiscalização é feita por uma equipe composta por oito profissionais capacitados pela ANVISA tendo apoio da Polícia Militar. “Se todos os estabelecimentos estiverem de acordo com as normas da ANVISA seus proprietários não terão problemas com a Vigilância”, frisou Marlene Costa.
Serviço: o prédio da Vigilância Sanitária de Conceição do Araguaia está localizado na Avenida Sebastião Thomas, Centro. O órgão atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h e as sextas das 8h às 14h. Fone: 3421-0099.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.