terça-feira, 1 de maio de 2012

Câmara vai encaminhar denúncia do Sintepp ao MP


DELMIRO SILVA
A Câmara Municipal de Conceição do Araguaia no sul do estado, considerou gravíssimas as denuncias apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp) contra a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Sintepp encaminhou relatório apontando compras superfaturadas em supermercados, postos de gasolina, aluguéis de veículos e supostos favorecimentos ilícitos a correligionários do Partido dos Trabalhadores lotados na Semed.
De acordo com o Sintepp, os desvios de verba ocorreram em 2009 e 2010, na gestão do então secretario Jader Gefferson, que atualmente exerce cargo de vereador, e da atual secretária Silvina Lacerda. No relatório do Sintepp constam despesas com locação de veículos ao custo de R$ 9 mil, pagos a uma locadora de Conceição do Araguaia, compra de merenda escolar com preços superfaturados, como no caso do açúcar, que no ano de 2009 custou R$ 4,79 o kg para a secretaria. Atualmente, segundo o Sintepp, o mesmo produto é comercializado a 3,69, no mesmo supermercado.
Durante sessão ordinária o vereador Aurélio Milhomem (PMDB) disse que as denuncias são graves e devem ser apuradas. “Cadê a honestidade que o partido dos trabalhadores tanto prega?”, indagou o presidente da Câmara, João Wanderley Silva Oliveira, o “Maguila” (PMDB) em comum acordo com os demais vereadores decidiu encaminhar as denúncias ao Ministério Público. “Trata-se de um relatório consistente e embasado em documentos. A Câmara vai cumprir o seu papel e apurar todas as denúncias”, disse Maguila.
A coordenadora do Sintepp, Marcilene Pinto, disse à reportagem que encaminhou cópias do relatório a Polícia Federal e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para que tomem conhecimento das irregularidades e apurem os fatos. “Nosso objetivo é contribuir para que a justiça seja feita”, disse.
O ex-secretário de Educação, Jader Gefferson, disse à reportagem que desconhece o teor do relatório. “Estou com a consciência tranquila e seguro daquilo que fiz enquanto secretario de Educação. Este relatório é tendencioso e motivado por questões políticas e pessoais, somadas à falta de conhecimento técnico e administrativo da coordenadora do Sintepp”, disse.  Jader alega ainda que todas as contas da Semed durante sua gestão foram aprovadas pelo FUNDEB, o que segundo ele, comprova que não houve irregularidades. A atual secretaria de Educação, Silvina Lacerda, não foi encontrada para comentar o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.