quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CUMARU: Escolas recebem equipamentos do Governo Federal.


Ad Lair Campos

A secretaria municipal de saúde de Cumaru do Norte determinou a instalação equipamento de avaliação otopometrica, nas escolas da rede publica de ensino. A ação faz parte do PSE – Programa Saúde na Escola, um programa Governo Federal e visa acompanhar o desenvolvimento de alunos matriculados nas escolas do município, o quite é composto por estadiometro fixo e balança digital.
De acordo com o técnico em radiologia e coordenador do programa no município, Vanilson Oliveira, estas são ações pactuadas com os ministérios da Saúde e da Educação e que o PSE deve aplicar estas ações em todas as localidades do município.

Juízes querem saber se Corregedoria do CNJ omitiu informações sobre quebra de sigilo



Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O processo que apura se a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quebrou ilegalmente o sigilo de 216 mil juízes e servidores ganhou novo capítulo nesta semana. As entidades de juízes que acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) no fim do ano passado querem saber se a corregedoria omitiu informações importantes para o andamento do processo.
Documento anexado ontem (28) ao processo pede que o STF determine que o CNJ forneça mais informações, assim como o Banco Central e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 
No texto, os advogados das entidades de juízes informam que descobriram fatos “graves” ao olhar o caso com mais atenção, como a omissão de uma decisão da corregedoria envolvendo o Coaf. Em despacho de 6 de maio do ano passado, a corregedora Eliana Calmon pediu ao presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodriges, para ser informada sobre qualquer indício de irregularidade cometida por todos os juízes e servidores do país, exceto em relação a ministros do STF.
No entanto, os advogados lembram que, ao prestar informações ao Supremo em janeiro deste ano, a corregedoria informou que as apurações do Coaf excluiam todos os tribunais superiores, e não apenas o STF. “A gravidade da descoberta dessa decisão reside no fato não apenas de ela não ter sido revelada nas informações, como, principalmente, no fato de constituir prova contrária à afirmação [prestada pela corregedoria ao STF]”, informa trecho do documento.
Outro ponto questionado pelas associações de juízes é o fato de a corregedoria ter excluído três documentos do processo que deu início à investigação nos tribunais, na véspera de prestar informações ao STF. Os advogados deduzem que se trata de um ofício do Coaf, um relatório e um CD-ROM com a análise das informações retiradas da base de dados do Coaf.
Segundo a corregedoria, os documentos foram retirados do processo porque foram juntados por engano. Mas os representantes dos juízes acham que há mais a ser explicado. “Caberá a essa egrégia Corte, ao verificar o teor desse CD-ROM, dizer se constitui documento relevante ou não para o julgamento da causa, bem como aferir se se trata, efetivamente, de documento que teria sido juntado por engano, ainda mais quando se verifica que permaneceu nos autos por cerca de oito meses, sem que nada fosse feito para ser retirado”.
As associações de juízes também acreditam que há ilegalidade na troca de informações sigilosas entre o CNJ e o Banco Central. Os advogados dizem que o contato com o BC derivou da investigação iniciada no Coaf. Por outro lado, a corregedoria explica que a apuração iniciada no Coaf era única e que não deu origem a outras investigações.
 
Edição: Graça Adjuto

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES NO COMBATE A LEISHMANIOSE



DELMIRO SILVA

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia, por meio do núcleo de Endemias, acaba de intensificar o combate à leishmaniose. Os agentes de saúde estão atuando efetivamente com visitas aos imóveis comerciais e residenciais no sentido de eliminar o mosquito transmissor da moléstia. A atividade tem como principal foco os bairros de maior incidência, como Alto Verde, Centro, Emerêncio, Novo Araguaia, São Luiz I e II, Universitário, Vila Cruzeiro, Vila Real I e II, entre outros.
O trabalho inicia com a notificação do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) ou postos municipais de saúde acerca da relação dos setores de maior incidência, a partir de então começa o combate ao mosquito transmissor da doença. A ação é desenvolvida em parceria com o 12ª Centro Regional de Saúde (CRS), que fornece material e veículos. Como o mosquito habita locais úmidos, está sendo esboçada uma ação preventiva, solicitando aos moradores que podem as arvores dos seus quintais e depositem os entulhos em frente suas residências para serem recolhidos pela prefeitura. 
            O supervisor de Endemias, Agripino Miranda, lembra que as ações devem ocorrer sempre de forma intensificada. “Conceição do Araguaia, infelizmente, ainda tem números preocupantes e, é por esta razão que colocamos essa verdadeira força tarefa nas ruas, atendendo todos os bairros, mas também com capacitação dos profissionais de atenção básica”, explicou. 
A leishmaniose visceral canina é transmitida pelo mosquito do gênero lutzomyia, provoca perda excessiva de peso nos animais, dificuldade de locomoção, lesões nas bordas das orelhas e do focinho, conjuntivite e crescimento excessivo das unhas, do baço e do fígado, o que pode levá-los ao óbito. A doença é transmissível para os humanos que por ventura possam estar em contato com o animal.

SEMINÁRIO TEM ATIVIDADE PESQUEIRA NO ARAGUAIA COMO TEMA.



DELMIRO SILVA

Diante da necessidade de esclarecer aos pescadores profissionais e atuantes com cadastro na Colônia de Pescadores Z – 39, de Conceição do Araguaia, transcorreu na última segunda-feira, 27, das 9h ás 18h, na sede do Iate Clube Araguaia o 4ª Seminário de Pesca da Colônia Z-39, com a participação de representantes de órgãos ambientais como IBAMA, Marinha, Secretaria de pesca e Aquicultura do Pará (SEPAQ), Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estiveram presentes ainda, o prefeito Álvaro Brito (PT), a vereadora Evanilza Marinho (PSC), o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, representantes do INSS, dentre outras autoridades e lideranças locais. Ao todo, em torno de 500 pessoas participaram da mesa-redonda, entre pescadores profissionais e amadores, ambientalistas e representantes de órgãos governamentais.
Além dos novos tramites para cadastramento no Seguro Desemprego, que estão mais burocráticos no intuito de inibir fraudes no pagamento do beneficio, foram realizadas outras palestras relacionadas à atividade pesqueira, como direitos dos pescadores, direitos previdenciários, Seguro Defeso, linhas de créditos, legislação do Araguaia e ordenamento, entre outras questões pertinentes a pesca na bacia hidrográfica do rio Araguaia.

Belém é uma das 14 capitais que mais geraram empregos em janeiro


Rusele Mendes

A nova pesquisa sobre os empregos formais nas capitais brasileiras apontou que em janeiro de 2012 Belém ficou entre as cidades que mais criaram empregos formais. O novo estudo sobre a geração de postos de trabalho nas capitais do Norte e de todo o Brasil é divulgado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e que faz parte do Observatório do Trabalho do Pará - um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Seter, e o Dieese-PA.

Em janeirode 2012 foram feitas 9.155 admissões contra 8.637 desligamentos na capital paraense - saldo positivo de 518 postos de trabalho e crescimento de 0,20% na geração de empregos formais. Em janeiro de 2011, a situação foi inversa: Belém apresentou saldo negativo: 7.791 admissões contra 7.799 desligamentos - menos 208 postos de trabalho e decréscimo de 0,08%. Segundo o novo mapa, Serviços foi o setor que obteve o melhor desempenho nesse mês - saldo positivo de 361 postos de trabalho.

Em seguida veio a indústria de transformação (287 postos) e a agropecuária (110 postos). Apenas o comércio registrou queda de empregos formais no primeiro mês do ano: saldo negativo de 340 postos de trabalho. As análises do Dieese-PA mostram ainda que, nesse mês, a maioria das sete capitais da região Norte registrou saldos positivos de empregos formais. O destaque foi Porto Velho (RO): 844 postos de trabalho. Depois veio Belém (518 postos). Já o destaque negativo foi Manaus (AM): perda de 1.114 postos; seguida de Boa Vista (RR): perda de 365 postos.
Em janeiro de 2012, segundo dados do Caged, a maioria das 27 capitais brasileiras apresentou crescimento de empregos formais. Das que mais geraram postos de trabalho, São Paulo (SP) foi o destaque: 8.853 postos. Depois vieram: Belo Horizonte (MG): 4.823 postos, Curitiba (PR): 4.237 postos, Brasília (DF): 2.507, Salvador (BA): 2.190 e Goiás (GO): 2.118 postos. Já o Rio de Janeiro (RJ) apresentou a maior perda (menos 3.280 postos) entre todas as capitais do País. Em seguida vieram: Fortaleza (CE): menos 1.573 postos, Manaus (AM): queda de 1.114 e Vitória (ES): menos 469 postos.

Belém, segundo as análises do Dieese-PA, foi a 14ª capital brasileira com a maior geração de postos de trabalho formais no primeiro mês de 2012. Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Júnior Hage, “esse resultado é consequência dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Seter, tanto na capital paraense como no interior do Estado”. Ele fez questão de chamar a atenção para o fato de que “se Belém ficou entre as 14 capitais brasileiras que mais geraram empregos formais em janeiro deste ano, o Pará é destaque no registro de postos de trabalho em toda a região Norte”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), janeiro teve a menor taxa de desemprego no Brasil desde 2002. Um dos motivos, segundo o instituto, foi a efetivação de parte dos empregados temporários contratados para as festas de final de ano. Devido a isso, O IBGE revelou que a taxa de desocupação passou de 4,7% em dezembro de 2011 para 5,5% em janeiro de 2012 – a menor para o primeiro mês do ano desde a criação da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. De acordo ainda com o instituto, em janeiro deste ano, a renda média do trabalhador brasileiro subiu para R$ 1.672,00 – aumento de 0,7% em relação a dezembro do ano passado (R$ 1.661,17). O IBGE considera esse aumento um recorde.

Fonte: Agência Pará de Notícias.

PARAUAPEBAS: campanha Não! A todo tipo de Violência contra Crianças e Adolescentes deverá durar o ano inteiro.


 Deicharles Damascena

Durante os dias de folia no carnaval em Parauapebas, a SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou a campanha "Não! A todo tipo de Violência Contra Crianças e Adolescentes". 

A Equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, um dos programas da Semas, realizou a distribuição de panfletos e adesivos, informando à comunidade sobre a temática da campanha. 
 
Banners foram colocados em locais estratégicos e adesivos colados em carros, com a intenção de mobilizar as pessoas a abraçarem a idéia a campanha.

A campanha é contra a exploração sexual, abuso sexual, a negligência, aos maus-tratos, ao bullying e ao trabalho infantil, situações que precisam ser combatidas em Parauapebas.

As ações continuarão durante o ano todo, focando o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Palestras em escolas e nas comunidades serão realizadas até o final do ano, com a finalidade de destacar os trabalhos que estão sendo realizados.

Toda campanha está sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Semas, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Conselho Tutelar de Parauapebas e Disque Denúncia.

Cuidar das crianças e adolescentes é um dever de todos. Se você souber de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie para o Conselho Tutelar pelo fone 3356-2150, ao Disque Denúncia, pelo fone 3346-2250 ou e pelo Disque 100.

Fonte: Prefeitura de Parauapebas.

PARAGOMINAS: Pacto contra as drogas será lançado em março.

DROGAS, ASSIM VOCÊ ME MATA.

Bruno Nascimento
 
Depois de uma intensa batalha contra o desmatamento acelerado e de ter colocado o município de Paragominas no topo do mundo, transformando-o no Município Verde da Amazônia, o prefeito Adnan Demachki e o vice-prefeito Paulinho, começam agora uma segunda batalha, talvez mais árdua, porém com um significado não menos importante que é juntar forças para combater o mal do século: AS DROGAS.
Não se pode conceber uma façanha de tamanha responsabilidade se não houver a participação efetiva da sociedade, por isso o prefeito e o vice estão empenhados pessoalmente em unir a sociedade em prol de um problema que aflige milhares de famílias paragominenses. Eles já conversaram com Juizas, Promotores, Delegados, Comandante da  PM, tenente coronel Runbenlúcio Silva, Vereadores, Padres, Conselho de Pastores e o secretário estadual Sidney Rosa esta envidando esforços para que o Sistema de Segurança do Estado também esteja  em Paragominas no dia de lançamento do Conselho Sobre Drogas e do PACTO CONTRA AS DROGAS.
Não há como fechar os olhos ou cruizar os braços para a tragédia que o mundo está se arrastando com a disseminação e a facilidade com que as crianças, adolescentes, jovens e adultos adquirem as drogas ilícitas. Maconha, crack, cocaína e agora o famigerado óxi estão destruindo as famílias de uma forma absurdamente acelerada.
É preciso a união da sociedade civil e dos poderes públicos para o enfrentamento desta maldição. Dia 16 marco às 9 hs da manhã, no Ginásio de Esportes será o divisor de águas. Paragominas Município Verde, ícone da preservação ambiental no mundo, é também o primeiro município a se levantar contra uma situação social degradante que não pode mais permanecer livre e impune.
Não deixe de participar. Somos todos responsáveis pela vida da nossa família e dos nossos irmãos!
Blog do Jornalista Bruno Nascimento.

JT adere à campanha de solidariedade em favor das vítimas da alagação no Acre

Ascom TRT 14

Servidores e juízes das unidades da Justiça do Trabalho em Rio Branco realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene para doar aos atingidos pela enchente do rio Acre. O primeiro lote de donativos foi entregue sexta-feira última (24), no posto da Coordenadoria da Defesa Civil.

A campanha de arrecadação, parte do programa "Justiça do Trabalho Solidária", foi coordenada pela diretora do Fórum Trabalhista Oswaldo Moura, juíza do trabalho Marlene Alves de Oliveira, e contou com o apoio da maioria dos servidores e juízes das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas do Trabalho de Rio Branco (AC).
De acordo com a agência de notícias do governo do Acre, há cerca de 130 mil atingidos com as enchentes, e 3 mil desabrigados e alojados em ginásios de esportes e escolas da rede pública.

O rio Acre apresentou os primeiros sinais de vazante. Domingo, 26, o rio se manteve estável durante todo o dia, com o nível em 17,64m. Na medição das 9h, desta segunda-feira, o nível havia baixado três centímetros (17.61m).

O Estado do Acre teve dez cidades afetadas pela enchente. Rio Branco e Brasileia foram as mais atingidas. O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, decretou na tarde de domingo estado de calamidade pública nas áreas atingidas pela enchente.
Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa e Sena Madureira decretaram estado de emergência, diferentemente de Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul.

A solidariedade tem sido a grande resposta da sociedade diante da tragédia. A mobilização do Acre Solidário já arrecadou 3.026 sacolões e mais 73.076 outros itens, entre pacotes de fralda, água, alimentos, roupas, material de higiene pessoal e material de limpeza. São 21 pontos de arrecadações, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, igrejas, supermercados e outros.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ESTUDANTES DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA SÃO BENEFICIADOS COM PEDAGOGIA HOSPITALAR


DELMIRO SILVA
A direção do HRCA - Hospital Regional de Conceição do Araguaia em parceria com a UEPA - Universidade do Estado do Pará, acaba de dar o pontapé inicial ao Projeto Pedagogia Hospitalar, desenvolvido em favor das crianças e adolescentes internados naquele hospital. A iniciativa propõe um trabalho pedagógico para atender estudantes internados garantindo a continuidade de seus estudos, mesmo ausentes da escola, sem prejuízo ao aprendizado regular, além da brinquedoteca que permite o desenvolvimento de atividades lúdicas.
O objetivo desse projeto é atender as necessidades de aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados em Conceição do Araguaia, prestando serviços educacionais de alto padrão, adaptados a capacidade e condições físicas de cada estudante. Atividades pedagógicas como artes, escrita, leitura, música, problemas matemáticos, teatro, entre outras, são desenvolvidas por acadêmicos de Pedagogia do núcleo local da UEPA. Após a alta hospitalar é enviada a escola de origem o relatório do desempenho e das atividades realizadas no projeto.
 A coordenadora do projeto, professora Elida Elena Moreira, mestre em Ciência da Educação, que também coordena o núcleo local da UEPA, destaca que a proposta de educação em hospitais é uma necessidade, visto que possibilita auxiliar nos transtornos emocionais causados pelo ato da internação, como frustrações, insegurança e medo, que podem ser reagentes negativos no processo terapêutico. 
A diretora do HRCA, Ivanilde Alves, ressalta que o órgão está disponível para receber brinquedos, livros e jogos infantis e juvenis, entre outros donativos, que serão destinados às crianças e adolescentes atendidos pela Pedagogia Hospitalar. Os interessados em contribuir podem se dirigir até o Hospital Regional de Conceição do Araguaia e efetuarem suas doações.

DEFESO: Pesca será liberada a partir da próxima quarta-feira.

Fim da Piracema


DELMIRO SILVA

A pesca volta a ser liberada nos rios da região a partir da próxima quarta-feira mediante o término do período da Piracema, que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro. A paralisação na atividade pesqueira durante esses quatro meses é estabelecida por meio da Lei n° 7.679 de 23 de novembro de 1988, visto que nessa ocasião os peixes estão em reprodução e, portanto mais vulneráveis. A referida lei objetiva garantir as reprodução das espécies, possibilitando assim sua proliferação. 
Como ressarcimento pela pausa na atividade cada pescador profissional, devidamente cadastrado no Ministério do Trabalho, recebe do governo federal um salário mínimo por mês, durante os quatro meses de interrupção na pescaria. Segundo Jones Noleto, presidente da Colônia de Pescadores Z-39, órgão que tem jurisdição sobre os pescadores que atuam no município de Conceição do Araguaia, 269 pescadores conceicionenses estão cadastrados para o recebimento do beneficio, sendo que segundo ele, todos eles foram contemplados. 
de acordo com o  chefe de fiscalização da SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wyllis Luz, mesmo após o término a Piracema a fiscalização continuará no intuito de coibir abusos contra a natureza. No tocante aos pescadores profissionais serão inspecionados tamanhos das espécies capturadas e das malhas, entre outras regulamentações. Por sua vez, os pescadores amadores somente podem utilizar anzóis, sendo que a Semma estará atenta no intuito de abster que estes utilizem apetrechos que não lhes são permitidos. 
Segundo Wyllis, na próxima semana, quando já tiver encerrado o período do Defeso, a Secretaria apresentará um balanço geral das operações realizadas ao longo desses quatro meses, sempre com apoio do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do PELOMA - Pelotão de Meio Ambiente da Policia Militar. Wyllis adiantou que até o momento foram realizadas dez operações, recolhendo 2.050 metros de rede e 230 kg de peixes. As redes foram incineradas e o pescado doado a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e população carente do município.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

POSTE DE LUZ CAI E DEIXA FOLIÕES NO ESCURO.

CUMARU: Apagão acaba com a festa do rei momo.

Ad Lair Campos


Falta de luz na ultima noite de carnaval interrompe festa rei momo em cumaru do Norte, mesmo sem energia elétrica, os foliões do bloco do Bambu Wisksito foi para avenida na tentativa de continuar, mas, terminou sambando no escuro; já o bloco ai se eu te pego se concentrou no local do evento. Segundo o gerente da Rede Celpa polo Redenção, Hélio Carlos Ribeiro, o fato ocorreu durante um temporal, o apagão foi motivado pela queda de dois postes de sustentação dos fios que conduz energia, nas proximidades da Fazenda Santa Tereza, cerca de 30 km da cidade de Redenção num lugar de difícil acesso. Foram quase 16 horas sem energia elétrica no período entre, 21h00min de terça-feira e 12h50min desta quarta-feira, o sistema já foi restabelecido.
O Carnaval em Cumaru do Norte teve inicio no sábado (18), o prefeito Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT), fez a abertura oficial do evento desejando boa festa aos foliões, durante a cerimonia, a jovem Thamires Kassiane Alves de Medeiros (18), foi coroada rainha do Cumaru folia 2012, os DJs. Jacaré e Sergio Boca fizeram a alegria da galera. Tudo aconteceu dentro do esperado, nenhuma ocorrência foi feita pela policia militar. De acordo com o comandante do DPM de Cumaru do Norte, João dos Santos, o DPM já vinha trabalhando para restabelecer a paz e tudo graças ao apoio e a colaboração da população local. O evento aconteceu na quadra coberta, teve a organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e foi realizado pela Prefeitura Municipal com entrada franca a todos os participantes.