sábado, 28 de abril de 2012

PPS JÁ TEM PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM JACUNDÁ.

Política
Fotos: Antonio Barroso

 Antonio Barroso
 

Dois candidatos disputavam as previas do PPS, Eliane Guerra, ex-secretária do governo passado e Marquinho do Samaritano, ex-candidato a Deputado Estadual, Marquinho foi eleito por aclamação e é o pré-candidato do Partido Popular Socialista à prefeitura de Jacundá.

Democracia. Uma palavra que representa o poder do cidadão brasileiro nas decisões importantes que garanta ao país igualdade para todos. Por isso, o Partido Popular Socialista – PPS – de Jacundá resolveu adotar esse sistema para escolher seu pré-candidato a prefeito. Na disputa dos votos dos filiados estavam Marquinho do Samaritano, que recebeu quase 6 mil votos para deputado estadual, e Eliane Guerra, ex-secretária durante o governo passado.

Cerca de cem filiados participaram do processo que definiu o pré-candidato a prefeitura de Jacundá. O presidente do diretório municipal do PPS, Ildo Matos, explicou que o acontecimento é histórico no processo político do município. “Somos um partido com ideais ético-partidário alicerçado na democracia. Por isso optamos pela escolha do nosso pré-candidato através da decisão de nossos filiados, pois eles representam o nosso partido”.

As prévias do partido aconteceram no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. O presidente da legenda coordenou o processo de votação, que foi realizado por meio de voto aberto. Antes da votação, Ildo explicou o que levou o diretório a optar pela votação entre os dois pré-candidatos. Em seguida foi franqueada a palavra aos dois postulantes. E a votação aconteceu logo depois, sendo eleito por aclamação Marquinho do Samaritano.

Como pré-candidato a prefeito de Jacundá, Marquinho agradeceu o apoio recebido nas prévias. “Estou muito feliz pela decisão do partido, uma decisão que representa o anseio pela mudança, pela construção de um governo democrático. Divido essa decisão com minha parceira de legenda, Eliane Guerra, que também comuna comigo essas mudanças”.

Economia, educação e saúde. Três áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de Jacundá e que já fazem parte das propostas defendidas pelo pré-candidato Marquinho. Segundo ele, é inadmissível que centenas de jovens estão indo embora da cidade por falta de trabalho e, principalmente por falta de qualificação profissional. “Defendemos também uma política voltada ao desenvolvimento da economia a partir de investimentos na agricultura que é uma propulsora de produção de alimentos, buscar novas empresas para Jacundá e garantir á população qualidade nos serviços de saúde”.

Marquinho destacou também durante seu primeiro discurso que “agora é o momento de ouvir os partidos adversários à atual administração e também os partidos da base governista que estão insatisfeitos o governo. Vamos construir uma grande aliança em prol de Jacundá”, concluiu.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estudantes sofrem com precariedade do transporte escolar no sul do Estado

Fotos: Delmiro Silva

 
DELMIRO SILVA

A vereadora Evanilza Marinho (PSC) apresentou indicação nº 037/2012 na Câmara de Conceição do Araguaia sul do estado solicitando que a Prefeitura Municipal providencie com urgência a manutenção dos ônibus escolares da rota que transporta alunos para a Escola 20 de abril, localizada na Vila Bradesco, distante 60 km do perímetro urbano. A parlamentar relatou que participou das festividades alusivas ao aniversário daquela escola e verificou in loco os inúmeros obstáculos que a juventude daquela região encontra diariamente ter acesso à educação.

Evanilza relatou na indicação a precariedade dos ônibus que transportam os alunos, citando problemas como freio numa única roda, falta de buzina e setas, faróis queimados, janelas quebradas, entre outros agravantes, além das condições precárias das vicinais, que segundo a vereadora, foi o problema mais citado pelos pais dos alunos. “Muitas vezes o ônibus fica parado vários dias por falta de manutenção, prejudicando os alunos que não conseguem chegar à escola e perdem muitos dias de aula”, destacou a legisladora.

Segundo a vereadora, outro grave problema apontado pelos moradores daquela localidade é a superlotação. “Um ônibus com capacidade para transportar 45 alunos por viagem leva de uma só vez cerca de 80 ou 90 estudantes, submetendo-os a um enorme desconforto”, observou.

O lavrador Edílson de Lima Sousa, 40, pai de dois filhos estudantes, disse à reportagem que há semanas em que os alunos assistem apenas um ou dois dias de aula, e quando eles frequentam cinco dias letivos numa mesma semana é motivo de “comemoração”, ironizou. “Que mundo é esse que uma criança não pode usufruir do seu direito de estudar?”, questionou em tom de desabafo.

Evanilza disse à reportagem que a deficiência no transporte escolar no interior de Conceição do Araguaia é um problema que vem se arrastando há vários anos. “Em 2010 foi realizada audiência pública na Câmara para debater e buscar soluções para a situação, no entanto, muito pouco foi feito. Vou continuar cobrando do poder público, condições dignas de ensino para os estudantes da zona rural”, disse. A reportagem esteve na Secretaria de Educação de Conceição do Araguaia, todavia, a titular da pasta, Silvina Maria Lacerda, não foi encontrada para comentar o assunto.

Cartório Eleitoral vai realizar plantões para agilizar atendimento



DELMIRO SILVA

Os brasileiros que ainda não possuem o Título de Eleitor, mas pretendem exercer sua cidadania por meio do voto nas eleições municipais de outubro têm até o próximo dia 9 para fazer a inscrição eleitoral. Aqueles que já são eleitores têm o mesmo prazo para solicitar a transferência de município ou de zona eleitoral como local de votação. A data também é o prazo final para que os eleitores com deficiência e idosos solicitem a transferência para uma seção especial, de fácil acesso. Os prazos estão previstos no Calendário Eleitoral das Eleições 2012.

Conforme determinação da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, todos os cartórios eleitorais do estado estarão a partir da próxima terça-feira, 1º, (feriado do Dia do Trabalhador) atendendo em regime de plantão, que será estendido para sábado e domingo, seguinte ao feriado. A medida objetivafacilitar ao eleitor o acesso aos serviços, agilizando o atendimento e evitando tumultos de última hora. Quem não comparecer ao cartório até o dia 09 de maio somente poderá requerer a transferência ou alistamento eleitoral após as eleições municipais.

O interessado em tirar o Título pela primeira vez deve procurar o Cartório Eleitoral responsável por sua região, portando Carteira de Identidade, Certificado de quitação com o Serviço Militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. A Carteira de Habilitação e o Passaporte não serão aceitos para este fim.

Para pedir transferência, o eleitor deve se dirigir ao Cartório Eleitoral mais próximo de sua nova residência, levando apenas o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço. O eleitor que estiver com o Título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, pois, caso contrário, não poderá votar, já que seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral.
 

Animal silvestre aparece em quintal e desperta curiosos

Foto: Delmiro Silva
Delmiro Silva

O aparecimento de um de um bicho preguiça macho num quintal de uma residência de Conceição do Araguaia despertou a curiosidade de moradores da casa e de alguns vizinhos, que ficaram admirados com o animal exótico e de hábitos peculiares. Surpresa com a presença do animal a proprietária da residência, localizada na Rua Aracajú, bairro Vila Nova, acionou a Polícia Militar. O setor fica próximo a uma extensa área verde, fator que pode explicar a aparição de animais silvestres.

Uma guarnição do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (PELOMA), composta pelos sargentos Albuquerque e Monteiro, e soldados Falken e Ralf, se deslocou até o local e realizaram a contenção do animal, que estava bastante assustado devido à presença de curiosos. Os policiais examinaram o bicho e constataram que ele estava em boas condições, diante disso, o mesmo foi remanejado para a área ambiental do PELOMA, local propício à espécie habitar.
O sargento Monteiro disse à reportagem que o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas é relativamente comum, especialmente em cidades como Conceição do Araguaia, cercadas por vastas áreas verdes. “Em casos assim a pessoa deve acionar a Polícia Militar ou o IBAMA para fazer a contenção e soltura do animal em local apropriado. Hostilizar ou manter animais silvestres em cárcere privado é crime”, explicou.

Sobre o animal
O bicho preguiça, ou simplesmente preguiça, é um animal de hábitos solitários que habita o continente americano. A espécie se alimenta de folhas e frutos e tem como defesa sua camuflagem e suas garras afiadas. Dorme cerca de catorze horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução, dá apenas uma cria. Somente a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas.