terça-feira, 31 de julho de 2012

Fumaça de lixão é alvo de reclamações.

Foto: Jose Augusto



Jose Augusto
 
Mais uma vez o lixão localiado proximo a cidade de Rio Maria no sul do Pará voltou a ser alvo de críticas e reclamações da população pelo volume de fumaça lançada sobre a cidade. Muita gente vem se sentindo incomodada com o mau cheiro, especialmente crianças e idosos, mais suscetíveis às doenças respiratórias, esses acabam sendo os mais penalizados.

As inúmeras reclamações, por conta de uma invasão de fumaça que tomou conta das ruas de Rio Maria principalmente das residências do bairro Remor. Populares disseram que as queimadas nos entulhos do lixão começaram na noite da última sexta-feira, 27, causando preocupação para quem procura tranqüilidade durante a noite.
 
Historicamente o Lixão de Rio Maria tem sido uma pedra no calcanhar da administração municipal, que vem tentando amenizar e solucionar o problema. Os incêndios aconteciam com frequência, mas agora há certa fiscalização, maiores cuidados.
 
O incêndio registrado nos últimos três dias teria sido iniciado após responsáveis pelo local atear fogo em restos de lixos. O fogo se espalhou e ainda não foi controlado. A imensa fumaça invadiu praticamente toda cidade, obrigando a população a inalar o forte cheiro causado pela queima de vários tipos de produtos, inclusive produtos que podem causar mal a saúde humana.
 
A localização do depósito de lixo de Rio Maria já vem sendo alvo de críticas há bastante tempo, onde representantes de Associações de bairros e membros de entidades tem procurado o Ministério Público com a finalidade uma possível mudança do deposito para outra região. Mas até o momento não houve solução.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Show gospel encerra 8º Verão com Cristo.

André Valadão

 Fotos: Acervo Pessoal
 
DELMIRO SILVA

O renomado cantor gospel André Valadão e banda se apresentam no próximo sábado (28), no Projeto Beiradeiro, em Conceição do Araguaia, no encerramento da programação oficial da 8º edição do Projeto Verão com Cristo. Evangelizador de muito prestígio no meio gospel, o cantor deverá atrair uma multidão de fãs. Caravanas de várias cidades próximas a Conceição do Araguaia são aguardadas para este que poderá ser um dos melhores shows do veraneio local.

Realizado pelo Conselho de Pastores de Conceição do Araguaia, o Verão com Cristo tem sido ao longo dos anos uma excelente opção de lazer e entretenimento para os veranistas, oferecendo diversão sadia e aprazível longe das drogas e da criminalidade. O projeto proporciona ainda uma maior integração entre o público gospel local e de municípios mais próximos, possibilitando aos jovens evangélicos desenvolver seus talentos artísticos e evangelísticos.

O coordenador do Verão com Cristo, pastor Jarbas Magalhães, disse à reportagem que apesar das muitas dificuldades, o projeto vem alcançando êxito. “Apesar dos muitos obstáculos, conseguimos atingir nosso objetivo que é evangelizar as pessoas. Quero agradecer a todos os nossos parceiros e colaboradores, e principalmente a Deus, que nos abençoou imensamente nesse desafio de evangelizar durante o mês de julho”, disse. 

Atividades esportivas e de lazer, consciência ecológica, cruzadas evangelísticas, cultos de evangelização, campanhas de preservação ambiental, limpeza das praias e ilhas e shows artísticos, são as principais atividades inseridas na programação do Verão com Cristo, realizado em Conceição do Araguaia pelo 8º ano consecutivo, sempre durante o mês de julho, ápice do turismo local.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conceicionense se destaca na base do São Paulo.

Fotos: arquivo Pessoal do Atleta
 
DELMIRO SILVA
O garotoCaio Dias, 16, natural de Conceição do Araguaia, região sul do estado,é uma das grandes promessas da base do São Paulo Futebol Clube, uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro e que se sobressaiu nos últimos anos revelando atletas de alto nível. O paraense integra a base do tricolor desde janeiro do ano passado. Ele jogava pela escolinha AAPP, de Conceição do Araguaia, e se destacou em um torneio realizado em Araguaína (TO) e foi convidado por olheiros do clube paulista para um período de testes.
O primeiro treinador do menino, Everaldo Lisboa, observou o pupilo brincando de bola na rua e vendo potencial no garoto, convidou-o para treinar na escolinha AAPP. E Caio não decepcionou. Jogou na agremiação por seis anos e se destacou individualmente em vários torneios interestaduais até ser convidado para integrar a base do São Paulo. “A primeira vez que vi o Caio jogar percebi queele é diferenciado. Tem tudo para ser um grande jogador: talento, disciplina e muita dedicação”, observou Everaldo Lisboa.
 
Caio atua como meio-campista e se diz bem adaptado na equipe de base do clube paulista. Ano passado ele disputou o Campeonato Paulista sub 15 pelo tricolor e se destacou individualmente. Sua equipe foi vice-campeã. Sua rotina se resume a treino pela manhã, academia à tarde e aula à noite, o garoto cursa o 3º ano do Ensino Médio. Uma das exigências do clube é que ele estude e obtenha boas notas. O atleta recebe do clube uma ajuda financeira mensalmente para suas despesas particulares.
Liberado para passar um período de 15 dias com a família que reside em Conceição do Araguaia, no bairro Vila Cruzeiro, Caio recebeu a reportagem e falou com exclusividade sobre seus planos para o futuro. O guri revelou que vive a expectativa de disputar a Copa São Paulo de juniores e o Campeonato Paulista sub 17, e posteriormente, ser promovido para a equipe principal do tricolor. “Quero me destacar no São Paulo e depois de algum tempo jogar em um grande clube da Europa, tipo Real Madrid, Barcelona ou Milan, e também jogar pela seleção brasileira”, disse muito otimista.
“Desde quando ele entrou na escolinha sempre acreditei que seria jogador de um grande clube, um profissional de sucesso no futebol. No começo foi muito difícil, mas agora as coisas estão se encaminhando”, disse o pai do garoto Edvan Brito, orgulhoso com o potencial do filho. Caio disse ainda que em sua rotina de treinos e preparação habitualmente tem contato com astros são-paulinos, como Lucas, Luís Fabiano e Rogério Ceni. “Eles sempre recebem a gente bem, são atenciosos e incentivadores”, disse o garoto.
Na próxima segunda-feira, 23, Caio retorna a São Pauloe reinicia, juntamente com a garotada da base são-paulina, a rotina de treinos e preparação visando às competições que serão realizadas no início da próximatemporada, como Copa São Paulo, a mais tradicional competição de base do país, e Paulista sub 17. Á exemplo de Élson, Jóbson e Wellington, entre outros que se destacaram em grandes clubes do país, Caio poderá ser mais um expressivo talento futebolístico oriundo de Conceição do Araguaia a brilhar no futebol brasileiro.

Álvaro diz que decisão do TSE foi antidemocrática.

Foto: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela saída de Álvaro BritoXavier (PT) do cargo de prefeito de Conceição do Araguaia causou grande reboliço nos bastidores da política local e grande surpresapara os munícipes, que após quase quatro anos de intensa disputa na justiça já nem esperavammais pela derrota do petista nos tribunais. Vencedor na disputa eleitoralde 2008, Álvaro entrou para a história centenária de Conceição do Araguaia como primeiro prefeito reeleito, e dessa vez conseguiu outra “façanha”, ser o primeiro gestor municipal cassado na história conceicionense.


Álvaro Brito comentou o assunto publicamente, divulgando nota em carro som classificando a decisão do TSE como antidemocrática. O petista enfatizou ainda que a oposição não deu trégua e que seus adversários políticos foram implacáveis no propósito de tirá-lo do poder a todo custo. “Todos sabem que meus opositores não saiam de Belém e Brasília tentando reverter na justiça à decisão popular”, destacou Álvaro em seu pronunciamento. Brito disse ainda que mesmo tendo seu mandato findado precocemente vai continuar atuando na política.


Como forma de manifestar insatisfação com a decisão do TSE os petistas colocaram enormes faixas pretas em todas as portas de acesso a Prefeitura Municipal, expressando luto em relação ao posicionamento dos juristas que decidiram pela saída de Álvaro do cargo de prefeito, o que ainda não ocorreu em virtude do Tribunal Regional Eleitoral não ter se posicionado no sentido de comunicar a decisão a comarca de Conceição do Araguaia para que emposse o presidente da Câmara, Joao Wanderley Silva Oliveira, como prefeito municipal.

3º Circuito Araguaia vai movimentar Conceição.

MMA

Fotos: Delmiro Silva
DELMIRO SILVA


Conceição do Araguaia sedia no próximo domingo, 22, á partir das 18h, na arena esportiva da praia das Gaivotas, localizada em frente à Orla da cidade, a 3ª edição do Circuito Araguaia de MMA. Será a primeira vez no Brasil que um evento do gênero ocorrerá numa praia da água doce. O circuito terá seis lutas, reunindo atletas de nível nacional, numa noite que promete ser de muita adrenalina para os amantes da modalidade esportiva. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal e do comércio de Conceição do Araguaia.


As lutas da noite serão as seguintes: Paulo Irmão (Imperatriz-MA) X Tiago Soldado (Belém), Raquel Pit Bull (Redenção) X Fernanda (Goiânia), Alcione Santos (Redenção) X Motão (Eldorado do Carajás), Bruno Crocop (Belém), X Santa Maria (Imperatriz-MA), Marinho Rocha (Redenção) X Feinho (Araguaína-TO) e Gilberto Dias (Conceição do Araguaia) X Denis (Araguaína-TO). O evento terá duas revanches, são elas: Alcione Santos versus Motão e Marinho Rocha versus Feinho, haja vista que os dois lutadores de Redenção derrotaram recentemente seus respectivos adversários.


O 3º Circuito Araguaia terá a participação de lutadores de nível nacional. O atleta Bruno Crocop é um dos melhores do norte do país na categoria 68 kg. Marinho Rocha é a principal referencia do MMA na região e já disputou alguns dos principais eventos da modalidade no país. Também já foi campeão paraense em sua categoria, 77 kg. Natural de Conceição do Araguaia,Gilberto Dias reside em Brasília desde 2008e despontou como um dos melhores do país na categoria 57 kg, vencendo lutas em eventos como Jungle Fight e Shoto Brasil.


O público será ainda agraciado com desfiles de lindas garotas em trajes sensuais. Outra atração à parte do 3º Circuito Araguaia de MMA será o octógono, inaugurado mês passado num evento do gênero, também realizado em Conceição do Araguaia, e que conta com estrutura oficialpropícia para grandes eventos da modalidade, sendo o único do porte na região.


Segundo o organizador do evento, Nildo Monteiro, a finalidade de realizar o circuito na praia das Gaivotas é conciliar duas grandes potencialidades do município. “Conceição do Araguaia é a cidade da região que mais revela atletas de MMA de alto nível e também é a cidade que tem algumas das mais lindas praias da região. O objetivo do Circuito Araguaia é reunir atletas de ponta em um ambiente bucólico, proporcionando uma atração diferente ao público”, destacou.

Motoqueiro sofre acidente fatal na PA 287.

 FATALIDADE

DELMIRO SILVA

O nacionalRégis Barreto Ramos,59, foi mais uma vítima fatal de acidentes na rodovia PA 287, que liga Conceição do Araguaia a Redenção no sul do Pará. Ele conduzia sua motocicleta Yamaha Tenere 250, branca, placa NWP 9035 e colidiu com um trator Volvo NL12, prata, placa KEQ 3293, que seguia em sentido contrário. O acidente ocorreu no km 22 do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, provavelmente ocasionado pelas péssimas condições de tráfego daquela estrada.


Segundo o condutor do trator, Rodrigo Medina Silva, 36, o motociclista veio repentinamente em sua direção fazendo-o efetuar uma manobra para fora da pista no intuito de evitar a colisão, ainda assim a motocicleta bateu contra o pneu da tração do lado esquerdo do trator. Com o choque Régis teria caído na pista. O tratorista ainda prestou socorro à vítima e acionou uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual e posteriormente a equipe do SAMU, que conduziu o acidentado ao Hospital Regional de Conceição do Araguaia para atendimento.


Em seguida o motociclista foi remanejado para o Hospital Regional Público do Araguaia, localizado em Redenção, a 100 km de Conceição do Araguaia. Ele recebeu atendimento especializado, mas devido à gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito no mesmo dia. Regis foi velado na casa de familiares e sepultado no cemitério de Conceição do Araguaia.


O condutor do trator será indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de cometer o ato, conforme o artigo 303 do Código Penal Brasileiro, que prevê de dois a quatro anos de reclusão para o ato. Como prestou socorro a vítima e colaborou com a apuração do caso, Rodrigo responderá em liberdade e poderá ter a punição substituída para pena restritiva.












Conceição do Araguaia tem 153 candidatos a vereador.

Imagem Ilustrativa
DELMIRO SILVA


A definição dos candidatos a vereador e prefeito atiçou os moradores de Conceição do Araguaia, que aguardavam ansiosamente para conhecerem os nomes dos concorrentes aos cargos eletivos. Desde a confirmação oficial dos candidatos, tanto para o Executivo como para o Legislativo, o processo eleitoral do próximo dia 7 de outubro passou a ser o assunto mais comentado e debatido nos quatro cantos da cidade. Como de praxe, a disputa deverá ser muito acirrada e imprevisível.


Como era de se esperar, a disputa para o Poder Legislativo aponta dezenas de nomes, alguns já muito conhecidos na política local e outros nem tanto. Dos nove vereadores que compõe a atual legislatura, seis são candidatos à reeleição. Eleitos pela primeira vez os parlamentares Carlos Costa (PSD) e Jader Gefferson (PT) não disputam as eleições desse ano. Já a vereadora Evanilza Marinho (PSC), também eleita pela primeira vez, é a vice na chapa encabeçada pelo empresário Jair Martins, candidato pelo PMDB.


Enquanto quatro disputam o Executivo, o Legislativo tem ao todo 153 candidatos, desse total, 52 mulheres. O número elevado de concorrentes aumenta consideravelmente a dúvida do eleitorado em relação em quem votar, visto que diariamente os munícipes são abordados por diversos candidatos. Ano passado foi aprovado o aumento de mais quatro vagas na Câmara, subindo de nove para 13 cadeiras disponíveis naquela Casa de Leis. Conceição do Araguaia tem ao todo 32.329 eleitores aptos a participarem da votação.


A juíza eleitoral Danielly Modesto julga até o próximo dia 5 a situação de todos os candidatos a cargos eletivos dos municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras, que compõe a 24ª Zona Eleitoral, caso algum deles apresente irregularidade perante a Justiça Eleitoral ou falha na documentação apresentada terá o registro de candidatura cassado e deverá ser afastado da disputa.


Serviço

A sede da 24ª Zona Eleitoral está localizada na Avenida Sebastião Thomas, nº 2994, Centro de Conceição do Araguaia. O órgão funciona em regime de plantão desde o último dia 5 e até 13 de outubro, atendendo de segunda a sexta das 9h às 19h, e aos sábados e domingos das 16h às 19h.

domingo, 15 de julho de 2012

Alberto Branco e Everaldo Nunes podem ser impugnados.

Foto: Delmiro Silva
 DELMIRO SILVA
 
O candidato a prefeito de Conceição do Araguaia Alberto Branco (PSDB) e seu vice, Everaldo Nunes (PPS), da coligação “Conceição no rumo certo” podem ser afastados da disputa eleitoral deste ano por supostas irregularidades praticadas na convenção partidária do PSDB, realizada no último dia 28 para a definição dos representantes da legenda ao Executivo e Legislativo.

O PSDB teria realizado a convenção e na ocasião não definiu a candidatura ao Executivo e no prazo final para o registro de candidaturas, 5 de julho, teria apresentado ata supostamente irregular. Caso comprovada a anomalia, os candidatos a vereador pela coligação podem ser penalizados, haja vista a possibilidade de eles terem suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral.

A juíza eleitoral Danielly Modesto, da 24ª ZE, julga até o próximo dia 5 a situação da candidatura da coligação, mesmo que o parecer seja contrário à candidatura de Alberto Branco e Everaldo Nunes ainda cabe recurso e ambos podem seguir com a campanha eleitoral, mas ficam sujeitos a serem eleitos e não assumirem a prefeitura em função das possíveis irregularidades praticadas.

Dois pedidos de impugnações contra José Martins.

Foto: Antonio Barroso

Antonio Barroso

A coligação Unidos pelo Desenvolvimento Social entrou com dois pedidos de impugnações contra o registro de candidatura do candidato José Martins (PMDB), da coligação Unidos por Jacundá. As ações foram impetradas às 15:37mim da última quarta-feira, 11. Agora, a Justiça Eleitoral decidirá sobre o caso.

O candidato a prefeito José Martins enfrenta o mesmo dilema vivido por ele há 4 anos. Em 2008, mesmo impossibilitado de concorrer à Prefeitura de Jacundá devido seu nome constar na relação de ex-administradores públicos que tiveram contas rejeitas pelos tribunais de contas, ele concorreu ao pleito, mas teve os votos considerados nulos.

Neste ano, o fantasma continua a lhe perturbar. Durante nove meses à frente da administração de Jacundá, Zé Martins acumulou várias ações administrativas dos Tribunais de Contas, tanto do Estado quanto dos Municípios. Essas ações o impedem de concorrer tranquilamente a cargos eletivos.

A primeira ação contra o registro do candidato cita fontes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre as irregularidades apontadas pela ação é citada a remessa de prestação de contas fora do prazo legal, irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEF, dentre outras irregularidades. Nesse contexto, duas ações civis públicas de autoria do Ministério Público pedem o ressarcimento dos valores que o tribunal de contas detectou disparidade entre os valores recebidos pela prefeitura e aqueles propriamente aplicados pelo ex-administrador de Jacundá. No total, o MP pede a devolução de quase R$ 600 mil.

Na segunda ação impetrada pela coligação Unidos pelo Desenvolvimento Social a fonte é o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia publicado como gestor com contas rejeitadas o nome de Zé Martins. “Isso tudo é suficiente para que o registro do referido candidato seja impugnado”, destacou a advogada Paula Cristina.

Ouvido pela reportagem, o advogado Claudio Silveira, que defende a coligação de Zé Martins, explicou que “tanto o TCM quanto o TCE retirou o nome do candidato da lista de fichas, ou seja, o nosso candidato está apto para concorrer ao cargo de prefeito”. Em relação às ações do MP, Cláudio disse que “a Câmara de Vereadores já aprovou as contas de Zé Martins. Toda essa documentação legitima sua candidatura a prefeito”.

Álvaro ainda ocupa o cargo de prefeito de Conceição.

Foto: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na última semana o afastamento de Álvaro Brito (PT) do cargo de prefeito de Conceição do Araguaia, e da vice, Wanda Aquino (PSB) por supostas irregularidades na vitória de ambos na eleição de 2008. Álvaro teria participado da inauguração de uma obra durante a campanha eleitoral em que disputava a reeleição, além disso, a chapa não alcançou 50% e mais um voto, considerando que os concorrentes, Alberto Branco e Ricardinho tiveram suas candidaturas invalidadas.
 
Mesmo com a decisão do TSE, dessa vez em definitivo, o petista segue exercendo o cargo de prefeito de Conceição do Araguaia, haja vista, que o Tribunal Regional Eleitoral (TER-PA) mesmo tendo sido informado acerca da situação ainda se posicionou no sentido de requerer a Comarca de Conceição do Araguaia para afastar Álvaro Brito do cargo e empossar o presidente da Câmara, Joao Wanderley Silva Oliveira, o Maguila (PMDB), até que seja realiza nova eleição para que o escolhido conclua os quatro anos de mandato.
 
A expectativa é que o Tribunal Regional Eleitoral se posicione nos próximos dias acerca do afastamento de Álvaro Brito da prefeitura de Conceição do Araguaia, mas não tem data definida para que isso ocorra durante esse prazo o petista segue ocupando o cargo de prefeito do município. A situação de incerteza com relação à administração municipal causa grande reboliço nos bastidores da política local e deixa à população insegura no tocante a gestão do bem público.
 
Durante a semana Álvaro Brito exerceu normalmente a função de prefeito de Conceição do Araguaia, e inclusive, realizou a inauguração de mais uma obra, a Orla do bairro Capelinha, que ainda não está totalmente concluída. Um bom público compareceu ao evento e acompanhou o pronunciamento do prefeito que enalteceu sua gestão e citou diversas obras realizadas ao longo dos seus dois mandatos consecutivos, façanha inédita na historia centenária do município.