sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marido traído lava a honra com sangue!

Sul do Pará

Fotos: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
Inconformado com as sucessivas “puladas de cerca” da companheira, o lavrador José Filho de Sousa, conhecido como “Zé Gato”, 69, tomou uma atitude extrema e assassinou a esposa, Teresa Ribeiro de Araújo, 45, com quem convivia há 16 anos. O fato chocante ocorreu em Conceição do Araguaia, região sul do Estado, na residência do casal, localizada na Avenida Joaquim Lima, São Luiz I.
Na noite do crime, “Zé Gato” estava em casa bebendo após mais um dia de trabalho, revoltado com a presença de desconhecidos que faziam companhia para sua esposa ele foi tomar satisfação com ela que, por sua vez, rebateu dizendo que “iria procurar um macho novo, para satisfazê-la”. A resposta, somada as supostas traições da mulher, motivou a ira do lavrador, que apanhou uma faca sobre a mesa e aplicou-lhe um golpe certeiro próximo a região do pescoço.
Os “amigos” da dona de casa ainda tentaram socorrê-la, mas devido à gravidade do golpe ela faleceu logo em seguida, deixando cinco filhos órfãos, frutos de um relacionamento anterior. Revoltados com o crime, os visitantes, no total de cinco homens, imobilizaram e amarraram o agressor, nitidamente embriagado, no quintal da residência e espancaram-no, mas a Polícia Militar foi acionada e chegou a tempo de evitar uma possível nova tragédia.
            Detido na Delegacia de Conceição do Araguaia à disposição da justiça, o lavrador disse à reportagem, visivelmente arrependido, que sentiu tanta raiva que nem viu o momento em que cometeu o delito. “Foi à coisa mais errada que eu fiz na vida. Estou muito arrependido”, admitiu. “Zé Gato” revelou ainda que tolerou inúmeras traições da (ex) companheira, que segundo ele, se envolvia com homens mais jovens. Debilitado, o ancião é hipertenso e necessita tomar medicamentos diariamente.
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANAC interdita aeroporto de Conceição do Araguaia!

Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) interditou, por tempo indeterminado, o aeroporto de Conceição do Araguaia. A interdição ocorreu em virtude daquele aeródromo não oferecer condições seguras para pousos e decolagens, estando em condições que representam vulnerabilidade à segurança das operações aéreas, devido imperfeiçoes na pista, ocasionadas pela falta de reparos eà ação implacável e deteriorante do tempo.
O aeroporto de Conceição do Araguaia foi reformado em2009, na gestão da governadora Ana Júlia, tendo Valter Peixoto como diretor do 6º núcleo da Secretaria de Transportes (SETRAN).O serviço ficou inacabado e com o decorrer do tempo a camada asfáltica da pista sofreu inúmeras rachaduras, representando perigo para pousos e decolagens. Na época foram liberados, pelo governo federal, R$ 8.051.209,32 para a execução da obra.
Técnicos da ANAC realizaram várias inspeções naquele sítio para averiguarem a situação do mesmoe notificaram a Prefeitura Municipal, encarregada da administração do aeródromo, para que sanasse as anomalias. Além das péssimas condições da pista, a sinalização do recinto está incorreta e a vegetação ocupaparte do espaço da ciclovia. O não cumprimento das solicitações culminou com o embargo do ambiente.
AANAC notificou toda a comunidade aeroportuária acerca da interdição do aeroporto de Conceição do Araguaia. A confiscação perdurará até que a gestão pública corrija as anomalias e o órgão de aviação constate que o local reúne condições operacionais seguras para as operações aéreas. O confisco da arena causou prejuízo incalculável para o município, haja vista que o campo contava com voos regulares de segunda a sexta.
O aeroporto de Conceição do Araguaia foi inaugurado na década de 1980, e desde então, é o maior da região sul-paraense. A arena é um alicerceestratégico para a navegação aérea, privilegiada com uma sede do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), instaladapróxima ao campo, e uma base da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), implantada na extensão do próprio aeródromo.
 

APAE comemora Semana Nacional do Excepcional!

Foto: Delmiro Silva



DELMIRO SILVA
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Conceição do Araguaia, realizou segunda e terça-feira, no auditório local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a segunda edição do Seminário “Em busca de igualdade estamos aqui”. O evento contou com a presença de um bom público, formada por pessoas interessadas na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
A programação contou com palestra de abertura, ministrada pela presidente local da APAE, Auzelina Rosa, apresentação da equipe Apaeana, palestras acerca dos direitos das pessoas com deficiências, apresentações artísticas e culturais com alunos da APAE, depoimentos de pais de alunos excepcionais, e palestras voltadas para a saúde dos excepcionais.
Participaram da programação do seminário promotor de justiça, Alfredo Amorim, profissionais de áreas da saúde como medicina, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, além de conselheiros tutelares e educadores. O evento foi encerrado na tarde de terça-feira com um coquetel de confraternização.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto oportuniza esporte e cidadania a menores carentes.

DELMIRO SILVA
O projeto “Guarda mirim criança na escola”, implantado e desenvolvido pelo 22º Batalhão da Polícia Militar de Conceição do Araguaia, oportuniza atividades esportivas e cidadania para crianças e adolescentes de famílias carentes do município, afastando a garotada de situações de risco e ensinando valores éticos, disciplinares e oportunizando o desenvolvimento de talentos esportivos.

O projeto atende atualmente em torno de 150 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 7 e 17 anos. São ao todo três modalidades esportivas, futebol, coordenado pelo sargento Ivan; jiu-jitsu, com o soldado Bruno Lima; e karatê, com o soldado Rezende, além de aulas de música, com o soldado Barros. A coordenação geral do projeto está a cargo do tenente-coronel Edvaldo Santos, com apoio da soldada Suelle, secretária do projeto.

Os executores do projeto visitam as escolas públicas de Conceição do Araguaia convidando as crianças e adolescentes para se inscreverem no projeto, que tem como uma de suas principais exigências que os alunos frequentem regularmente as aulas e obtenham boas notas.

Os treinos ocorrem as segundas, quartas e sextas, entre 16h e 18h, na área do 22º BPM.“O projeto é uma forma de interação,de incentivar nossas crianças e adolescentes a praticarem esportes, afastando-os da marginalidade e de situações de risco”, explicou o tenente-coronel Edvaldo Santos, comandante do 22º BPM.

Prefeito e vice de Conceição do Araguaia tomam posse.

Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA
Transcorreu na noite da última segunda-feira, 20, no plenário da Câmara Municipal a sessão solene de posse do prefeito e vice de Conceição do Araguaia, eleitos em votação indireta, ou seja, com voto restrito aos vereadores. O sufrágio ocorreu no último dia 14, na Câmara, com vitória de Jader Gefferson Flávio Pedro, ambos do PT, por cinco votos a quatro.

Um expressivo número de populares e lideranças políticas, maioria militantes do PT e partidos aliados, compareceu a sessão para prestigiar o momento histórico para Conceição do Araguaia. Após a abertura da solenidade, que contou com a presença de cinco dos nove vereadores conceicionenses, a Mesa Diretora da Câmara empossou Itamar Machado Mendes, o Cotão (PT), no cargo de vereador, substituindo o próprio Jader Gefferson.

Em seguida, o até então prefeito interino Wanderley Silva Oliveira, o Maguila (PMDB), transmitiu simbolicamente a gestão municipal para Jader Gefferson e Flávio Pedro, prefeito e vice respectivamente, para um mandato complementar, ou seja, até 31 de dezembro. Maguila por sua vez, retorna ao cargo de presidente da Câmara, após 30 dias como prefeito interino.

Representante do grupo político do ex-prefeito Álvaro Brito, Jader é o terceiro nome a ocupar o cargo de gestor municipal de Conceição do Araguaia desde o mês de julho, quando Álvaro e sua vice, Wanda Aquino, foram afastados pela justiça e Maguila, na condição de presidente do Legislativo, assumiu provisoriamente a Prefeitura.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conceição do Araguaia ja tem novo prefeito e vice-prefeito.

Fotos: Delmiro Silva
 DELMIRO SILVA
Transcorreu na manhã de ontem no plenário da Câmara de Conceição do Araguaia a eleição indireta, ou seja, com votação restrita aos vereadores para os cargos de prefeito e vice, que ficarão em suas respectivas funções até 31 de dezembro em substituição ao ex-prefeito Álvaro Brito (PT) e sua vice, Wanda Aquino, afastados pela justiça. A votação secreta contou com a participação de todos os nove vereadores daquela casa de leis.

O pleito foi disputado por duas chapas, a 01 formada por Jader Gefferson Andrade e Flávio Pedro, e a 02, formada pelo prefeito interino João Wanderley Silva Oliveira, o Maguila (PMDB), e o vice, Junior Queiroz. O plenário da Câmara ficou completamente lotado. A população compareceu em peso para acompanhar o momento histórico para o município centenário.

Antes da votação cada candidato teve trinta minutos para usar a tribuna. Em seguida foi aberta a urna e cada vereador foi convocado individualmente para votar. Logo em seguida a Mesa Diretora da Câmara iniciou a apuração dos votos, a chapa 01 abriu quatro votos de vantagem, mas a chapa 02 empatou. O último voto decretou a vitória para a chapa 01, formada por Jader Gefferson e Flávio Pedro.

Após o anúncio oficial do resultado, a chapa vencedora e aliados, que representam o grupo político do ex-prefeito Álvaro, comemoram a vitória e realizaram uma grande passeata com queima de fogos pela cidade. Os eleitos serão empossados em sessão solene a ser realizada na próxima segunda-feira, 20, no plenário da Câmara.

A eleição indireta, inédita no município, representa um momento histórico para Conceição do Araguaia, que terá este ano três prefeitos, Álvaro Brito, afastado pela justiça no mês de julho, Maguila que ocupa interinamente o cargo, e o próprio Jader Gefferson, algo atípico no modelo de democracia do país.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Devotos vão homenagear Senhor do Bonfim.

Foto: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA

Os católicos de Conceição do Araguaia celebram no período de 6 a 15 desse mês, na Capela Nosso Senhor do Bonfim, localizada na Rua 8 do bairro Emerêncio, mais uma edição dos tradicionais festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim. A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do município, sendo realizada há várias décadas, sempre com participação numerosa dos ecumênicos, muitos deles vindos da zona rural e de outras cidades da região. Este ano o tema do festejo é “Jesus Cristo misericórdia que salva”.

A celebração será iniciada com uma animada alvorada. Uma extensa programação, incluindo novenas, missas, leilões, quermesse, apresentações artísticas e culturais, entre outros atrativos, deverá reunir expressivo número de fiéis todas as noites, sempre a partir das 19h, para prestigiar a programação do evento e venerar a imagem do santo. Toda a programação é realizada na própria Capela Nosso Senhor do Bonfim, que segundo os organizadores do evento, será beneficiada com uma reforma com os recursos financeiros obtidos com a realização dos festejos.

Os festejos têm duração de nove dias consecutivos tendo como símbolo a imagem de Jesus Cristo crucificado. Não existe uma data exata quanto à origem da tradição no município de Conceição do Araguaia, mas segundo Charlene Andrade, uma das atuais organizadoras do evento, a festa ocorre a aproximadamente 40 anos em Conceição do Araguaia, município que tem em suas origens uma forte ligação com o catolicismo.

O auge da festividade é justamente o encerramento, previsto para o dia15, com a tradicional procissão que inicia às 17h, em frente à capela. Na oportunidade, milhares de devotos manifestam imensa adoração ao santo. Muitos deles pagam promessas caminhando descalço e com pedras na cabeça. A caminhada é encerrada com uma grande queima de fogos atraindo muitos curiosos e adoradores, que juntos prestigiam o espetáculo de explosões sucessivas.

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ENTRAM EM GREVE.

Foto: Delmiro Silva



DELMIRO SILVA

Professores e demais profissionais da rede pública municipal de ensino de Conceição do Araguaia no sul do Pará entraram em greve por tempo indeterminado desde a última quarta-feira (1), quando as aulas estavam previstas para reiniciarem, na ocasião, os profissionais não foram às escolas exercerem suas funções, ao invés disso, se reuniram na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação Publica do Pará (Sintepp), e em comum acordo, decidiram pela paralisação.

Na manhã de ontem a categoria decidiu, durante assembleia geral realizada na sede do Sintepp, pela prática de um ato público para esta sexta-feira, incluindo panfletagem e manifestações em locais de grande fluxo de pessoas para chamar a atenção da sociedade com relação à situação critica em que se encontram os trabalhadores da educação pública do município.

A categoria reivindica o pagamento salarial do mês de junho, acrescido de 1/3 do salário referente às férias, divida deixada pelo ex-prefeito Álvaro Brito Xavier (PT), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral a menos de um mês. Segundo a coordenadora local do Sintepp, Marcilene Pinto, a dívida com os profissionais da educação do município soma R$ 1.69000 (um milhão e sessenta e nove mil reais), que deveria ser pago até o dia 12 de julho, quando Álvaro ainda estava prefeito.

Ao todo, em torno de 500 trabalhadores, incluindo professores e demais servidores da rede municipal de ensino estão com as atividades paralisadas em decorrência do atraso salarial, deixando 6.459 colegiais sem aulas por tempo indeterminado, ocasionando assim um prejuízo incalculável para o alunado das 30escolas municipais, somando zona rural e urbana.

 Procurada pela reportagem, a secretaria municipal de Educação, Darlene Araújo, disse que assumiu a pasta esta semana, mas que juntamente com o prefeito interino Maguila (PMDB) realiza um levantamento da situação financeiro da prefeitura para quitar a dívida. “É um débito deixado pela gestão anterior, mas vamos solucionar essa questão o quanto antes para que as aulas sejam reiniciadas”, disse.