terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jacaré de 3,4m é encontrado em praia de Conceição do Araguaia.

SUSTO!

Foto: Delmiro Silva




DELMIRO SILVA
A aparição de uma fêmea da espécie jacaré-açu, medindo 3,4m, na praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia sul do Pará, causou supressa e pânico em muitos frequentadores daquela praia. Margeada pelo rio Araguaia e cercada por extensas áreas verdes, Conceição do Araguaia é a cidade mais bucólica da região sul do Estado e costumeiramente os munícipes se deparam com animais silvestres na área urbana ou em suas proximidades.

O réptil estava em um poço em frente ao Beiradeiro, local de grande fluxo de pessoas. Intimidados com a presença do bicho, populares acionaram o Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma), que por sua vez, convocou o IBAMA para realizarem a contenção do animal. Participaram da operação o subtenente Calumby, comandante do Peloma, os soldados Falken e Ralf, o chefe local do IBAMA, Ricardo Almeida e o fiscal ambiental Wyllis Luz.

Em um trabalho minucioso e arriscado, os agentes ambientais utilizaram uma rede apropriada para capturar grandes espécies e cercou o animal até conseguirem imobilizar o mesmo. A operação demorou várias horas e foi acompanhada por um expressivo número de curiosos. Segundo relatos de populares, o bicho já havia atacado um cachorro para se alimentar.

Após ser imobilizado o réptil, já visivelmente cansado, foi examinado por um veterinário que lhe aplicou um antibiótico para sua revitalização, e em seguida, o escamífero foi conduzido com segurança na viatura do IBAMA até o lago da reserva ambiental do Peloma, local apropriado para a espécie habitar.

Justiça Eleitoral capacita mesários para as eleições!

Foto: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
 
A 24ª Zona Eleitoral realizou no último final de semana, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), núcleo de Conceição do Araguaia sul do Estado, treinamento com os mesários que atuarão no processo eleitoral do próximo dia 7 de outubro, quando os eleitores vão às urnas escolherem prefeito, vice-prefeito e vereadores. A capacitação transcorreu no sábado, das 16h às 18h, e no domingo, das 9h às 11h.
 
Ao todo, foram aviados em torno de 200 mesários, convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral desse. O trabalho do mesário é fundamental. É ele quem recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para votar. Também é ele quem garante o sigilo do voto e a tranquilidade no dia de votação.
 
Os servidores da 24º ZE, João Paulo, Moacir Reis e Sebastião Avelino, e a juíza eleitoral, Danielly Modesto, foram os ministrantes do treinamento, que ocorreu com o objetivo de capacitar os componentes da mesa receptora de votos para atuarem de forma prática e eficaz no processo eleitoral. Conceição do Araguaia tem um total de 92 seções, sendo 21 na zona rural e 71 no perímetro urbano, e um total de 32.900 eleitores.
 
O treinamento será ofertado ainda aos mesários dos municípios de Santa Maria das Barreiras, dias 15, 16 e 22, e Floresta do Araguaia, dia 30, municipalidades que juntamente com Conceição do Araguaia, compõem a 24ª Zona Eleitoral. Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação.
 
 
Benefícios para os mesários
            Auxilio alimentação; certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral; dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento; preferencia no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital); utilização de horas trabalhadas nas eleições como atividade complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com TRE-PA.

Estudantes voltam às aulas em Conceição do Araguaia.


Fim da greve

Foto: Delmiro Silva 
  
DELMIRO SILVA
Após um mês de paralisação os servidores da rede municipal de ensino de Conceição do Araguaia no sul do Pará retornaram as atividades, iniciando o segundo semestre letivo. As aulas nas escolas municipais foram reiniciadas na última terça-feira (2) mediante o pagamento salarial referente ao mês de junho (julho já havia sido pago). A quitação da dívida, de aproximadamente R$ 900 mil, ocorreu segunda-feira passada.
Professores e demais servidores da rede pública municipal haviam iniciado a greve dia 1º de agosto, data em que as aulas estavam previstas para reiniciarem. Na ocasião a categoria se reuniu na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Sintepp), e em comum acordo, decidiu pela paralisação, reivindicando o pagamento salarial do mês de junho mais 1/3 do salário referente às férias e outras gratificações.  
Ao todo, em torno de 900 trabalhadores, incluindo professores e demais servidores da rede municipal de ensino aderiram à interrupção de suas atividades, deixando 6.459 colegiais sem aulas durante um mês, ocasionando um prejuízo incalculável para o alunado das 30 escolas municipais, somando zona rural e urbana. A dívida de R$ 1.69000 (um milhão e sessenta e nove mil reais) foi deixada pelo ex-prefeito Álvaro Brito Xavier (PT), afastado do cargo pela justiça.
Mesmo com pagamento da maior parte da dívida e a retomada das aulas a situação ainda não está totalmente resolvida. É que os servidores ainda não receberam os vencimentos relativos ao mês de agosto, o que está previsto para ocorrer dia 20 desse mês. Segundo a coordenadora local do Sintepp, Marcilene Pinto, caso o pagamento não seja efetuado até a data prevista, haverá nova paralisação.