quarta-feira, 29 de maio de 2013

MUNICIPAL DE CUMARU TERÁ INICIO NESTE DOMINGO.

Fotos: Tiago Rocha

 (ASCOM)

O Campeonato municipal de Cumaru do Norte começa na próxima semana com torneio inicio, o cerimonial de abertura esta prevista para acontecer a partir das 08h00min da manhã de domingo, logo em seguida acontecerá o pontapé inicial no Estádio Municipal Queixadão, onde será realizado a maioria dos jogos. O certame é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Liga Esportiva e tem o apoio da Prefeitura Municipal. 
De acordo com o Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Antônio Alves de Sousa, (Juciê), recentemente o estádio passou por reformas em toda estrutura, arquibancadas e gramado já estão prontos para receber as 22 equipes que participarão do Campeonato, equipes estas vindas de todas as regiões do município entre elas estão times da Sede, das Agrovilas e da Aldeia Gorotire, a primeira fase será dividida por grupos que disputarão entre si e as partidas acontecerão sempre no final de semana.

REALIZADA CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.


CUMARU: Município Realiza Conferencia de Educação.

Fotos: Tiago Rocha 
 (ASCOM)

Realizada na ultima Terça-Feira, (28), a Conferência Municipal de Educação em Cumaru do Norte transcorreu dentro do esperado, superando as expectativas quanto à participação em massa da sociedade, iniciada ainda na noite de Segunda-Feira, (27), com cerimonial de abertura ocorrido no auditório da Escola de Educação Infantil, Ruth Pereira Barbaresco. Com o objetivo de discutir para construir e unificar a educação em todos os níveis; municipal, regional, estadual e federal, buscando melhorar os rumos para educação no Brasil e consequentemente a educação no município, o congresso reuniu profissionais da área que atuam nas diversas regiões do município, contou também com a participação da Prefeita Cleusa Temponi, (PMDB), do vice-prefeito, Ademilson Clemente, Secretários municipais, diretores, coordenadores, professores, alunos, pais de aluno, além de representantes da sociedade civil organizada.
 
Eixos Temáticos 

Foram discutidos e deliberados sobre os sete eixos temáticos e respectivos colóquios; I - O plano nacional e estadual de educação e o sistema Nacional de Educação; organização e regulação. II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humano. III - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente. IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanecia, avaliação, condições de participação e aprendizagem. V - Gestão democrática, participação popular e controle social. VI - Valorização dos profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. VII - Financiamento da Educação, gestão, transparência e controle social dos recursos. o evento teve a organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Municipio.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TECNICOS DA SECRETARIA DE EDUÇÃO REALIZA ENCONTRO PEDAGOGICO.


Foto: ASCOM
 

A prefeitura de Cumaru do Norte através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na ultima segunda feira, (20), encontro pedagógico com profissionais da área que atuam nas regiões de Estrela de Maceió e Estrela do Pará, o evento teve a participação da Prefeita do Município, dona Cleusa Temponi, do vereador, João Victor, do Secretário de Planejamento, Geraldo Temponi, da Secretária de Educação e Cultura, Ester Benicio, da Secretária de Assistência e promoção social, Deusilene Feitosa, além de professores, secretários de escolas, coordenadoras e diretoras das escolas Municipais de Ensino Fundamental Nova Vida, na Agrovila Estrela de Maceió e Osvaldo Carlos Gama, na Agrovila estrela do Pará. 

O encontro foi realizado nas dependências da E.M.E.F Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Carlos Gama. A capacitação foi ministrada pelas Coordenadoras Pedagógicas, professoras Marta Lobato e Wanessa Mota e teve como objetivo fazer uma capacitação voltada para elaboração de projetos educacionais e a utilização do diário escolar que será usado no ano letivo de 2013.

Texto: ASCOM
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PREFEITURA EXECUTA MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PUBLICA.


ESTRELA DO PARÁ

Foto: ASCOM 
 


Localizada no extremo sul Paraense, a Agrovila Estrela do Pará fica distante aproximadamente cerca de 450 quilômetros da sede do município de Cumaru do Norte, a poucos quilômetros da divisa do Estado do Pará com o estado de Mato Grosso, a mesma encontrava-se na mais completa escuridão devido à precariedade e deficiência do sistema de iluminação pública, o abandono do serviço deixou a população local desprovida do beneficio. Atendendo a uma determinação da Prefeita, dona Cleusa Temponi, (PMDB), o chefe do serviço de iluminação publica do município na atual administração, João Alves de Sousa, esteve na agrovila na ultima segunda feira, (20), fazendo a reposição de lâmpadas e do todo material danificado. 

Foram efetuados reparos e troca de lâmpadas na rede elétrica da avenida principal e em algumas ruas secundarias, será feito um orçamento complementar para contemplar todas as ruas mesmo as de menos acesso desde que tenha morador, onde serão colocadas luminárias em todos os postes, pois uma grande quantidade deles não dispõe de equipamentos necessários para iluminação, de acordo com os moradores a situação em que se encontrava a vila, causava pânico em quem necessitava sair de casa a noite, principalmente os freqüentadores de cultos religiosos que ao voltar para casa ficavam a mercê de criminosos.


Texto: ASCOM