terça-feira, 17 de setembro de 2013

FLÁVIO GUALBERTO É REELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR.

Foto: Ad Lair Campos



Ad Lair Campos

Aconteceu na ultima semana em Cumaru do Norte, a eleição para a escolha do novo presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, a seção de votação foi presidida por, Leonildo Soares Pires, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, o encontro aconteceu na sede do próprio Conselho, a prefeita Cleusa Temponi, (PMDB), encontrava-se em viagem e neste ato foi representada pelo parlamentar vereador, Antônio Pereira da Silva, (Bombinha). Esteve presentes também a assistente social, Telma Correia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alessandra Amarante, representando a Secretária de Assistência Social, Deusilene Feitosa. 

Os Conselheiros foram unanimes na escolha reconduzindo o conselheiro, Flávio Gualberto a um novo mandato com duração de um ano. De acordo com Flávio, apesar das dificuldades a prefeita Cleusa Temponi tem disponibilizado apoio ao Conselho Tutelar na realização dos trabalhos – “sabemos que o município passa por muitas dificuldades, mas apesar delas existirem a prefeita tem nos apoiado” – salientou Gualberto. O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Cumaru do Norte atualmente é composto por cinco membros; Flávio Gualberto de Souza, Benício Martins da Silva, Lázara Pereira dos Reis, Sônia Maria Leal e Roberto Antônio da Silva.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA NOITE CULTURAL.


CUMARU: Noite Cultural marca dia da Independência.

Fotos: Ad Lair Campos



Ad Lair Campos

A Prefeitura de Cumaru do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Promoveu na ultima sexta-feira, (06), a noite cultural em comemoração a Independência do Brasil, realizado na quadra de esportes o evento contou com a participação das escolas, Ruth Pereira Barbaresco, Zilda Pereira Soares e Iron Fernandes da Silva, também pode contar com a participação dos alunos do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e a apresentação da fanfarra municipal, que deram um espetáculo aparte homenageando um Brasil independente, as apresentações culturais atraiu a multidão que por sua vez acompanhou todo o evento.
 
No cerimonial de abertura estiveram presentes, diversas autoridades do município entre elas estavam a Prefeita, Cleusa Temponi, (PMDB), acompanhada do seu esposo Geraldo Temponi, o Vice-Prefeito, Ademilson Clemente, a Secretária de Educação, Ester Benicio, o chefe de Gabinete, Celio Marcos, a Secretária de Assistência Social, Deusilene Feitosa, a Controladora do Município, Edilane Americano, o evento contou também com a presença de alguns Vereadores. Além das apresentações cívicas, as escolas montaram barracas com comidas típicas de várias regiões do Brasil.


UMA CHUVA DE GOLS MARCA A FINAL MUNICIPAL DE CUMARU.

Foto: ASCOM




Ad Lair Campos

Uma grande festa marcou a final do Campeonato Municipal de Futebol de Cumaru de Norte, duas partidas estavam previstas pra serem realizadas no Estádio Municipal Queixadão no ultimo sábado, (07), a primeira partida da final que estava prevista pra acontecer as 14:00hs, entre os times Serra Azul e Rio Dourado não aconteceu pelo não comparecimento da equipe da fazenda Rio Dourado, o que deu a vitória a equipe da Serra Azul por W.Ó. Já a partida da grande final aconteceu as 16:00hs entre União e Renegados, ainda no primeiro tempo, o jogador Leleca da equipe do União fez dois gols colocando a equipe a diante, no inicio  do segundo  tempo  a equipe do União avança e o jogador Pelé marcou o seu, União 3x0 o que deixava a equipe do Renegados quase sem nenhuma chance na partida, o que fez com que o treinador do Renegados mexesse no time e mostrasse competência.

Antônio Pereira, (bombinha), técnico do Renegados não conformado com a situação em que seu time se encontrava, de imediato fez três substituições colocando Nelson, Melão e Claudio Adão o que deu animo aos companheiros, as mudanças feitas na equipe surtiu efeito e obteve bons resultado, faltavam apenas treze minutos para o apito final da partida, foi quando a equipe do Renegados ergueu a cabeça e partiu para o tudo ou nada, na reação Paulo McLaren fez dois gols, minutos depois num cruzamento Melão de cabeça fez o gol do empate, oportunista cabeceou sem chances para o goleiro adversário empatando a partida em 3x3 levando a decisão para os Pênaltis, nas cobranças de Pênaltis por um placar de 4x3 Renegados sagrou-se Campeão 2013.

Encerrada a partida os atletas foram convidados pelo Secretário de esportes e Lazer, Antônio  Alves  de  Sousa, (Juciê), para participarem de um coquetel em comemoração a grande final do certame, onde na ocasião foi feita a entrega da premiação para as equipes e atletas destaques; na categoria goleiro menos  vazado destaque  para o goleiro, Zé Carlos da equipe do Águia, Pelé atleta do time do União levou o troféu de artilheiro do Campeonato, Breno Leal do time do Renegados levou a estatueta de atleta revelação. 

O Campeonato municipal de futebol de cumaru do norte teve inicio dia 15 de Junho, os jogos foram realizados em varias localidades do município e teve a participação de 16 equipes sendo algumas da zona rural.




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

INCRA, PREFEITURA E SENASP, LEVAM CIDADANIA A AREAS DISTANTES.



Cumaru do Norte: Ação Cidadania na cidade e no campo.

Fotos: ASCOM 

(ASCOM)


Uma ação integrada do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária, SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública e Prefeitura de Cumaru, promoveram cidadania aos moradores da sede do município, da Agrovila Quatro Bocas na colônia Mata Verde e Agrovila Serra Azul, no PA, Hermínio Brito. A caravana formada por 18 pessoas percorreram no ultimo final de Semana, as três localidades do município de Cumaru do Norte sudeste do Pará, oferecendo serviços de aquisição de Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade e CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Programa Bolsa Família) entre outros. Na expedição estavam Agentes da Policia Civil, servidores do INCRA e servidores do Município. Cerca de 309 atendimentos foram realizados, sendo 70 na sede, 153 na colônia Mata Verde e 86 na colônia Serra Azul. 

A Prefeita, Cleusa Temponi, (PMDB), através do seu Gabinete, disponibilizou apoio à equipe nas áreas de Hospedagens, Alimentação e suporte operacional durante toda a Ação, de acordo com o coordenador da ação, Welington Bezerra, a meta é levar cidadania principalmente às famílias do campo, promovendo documentação para trabalhadores e trabalhadoras rurais. Welington Bezerra destacou também a forma como a equipe foi recebida no município – “vale ressaltar aqui o excelente apoio em todos os aspectos dado a nossa equipe por parte da Prefeitura de Cumaru.” – enfatizou Welington. Ainda segundo Bezerra, outro Programa do INCRA de grande importância para o trabalhador rural é o Educação no Campo/ Pronera – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados.