Blogando

_______________________________________




12 de fevereiro
Transcorre na próxima terça-feira o Dia Estadual de Luta contra a Violência no Campo, oriundo a partir de Projeto de Lei do deputado Zé Maria (PT). A data é simbólica. Foi em 12 de fevereiro de 2005 que ocorreu, em Anupú, o assassinado da missionária Dorothy Stang. O Pará ocupa o 1º lugar no ranking de registros de violência contra a pessoa, que inclui ameaças, assassinatos, prisões e torturas em virtude de conflitos agrários.
 
Arroz de festa
Não será surpresa alguma para a população de Conceição do Araguaia a aparição dos agentes do DETRAN justamente durante o Carnaval. É que, ironicamente, os ditos fiscais só aparecem em períodos festivos, como o próprio carnaval, final de ano e o badalado mês de julho, ápice do turismo local, e dificilmente são vistos em outras épocas atuando de forma séria e intensiva no intuito de ordenar o caótico trânsito no município.
 
Carnaval I
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da Páscoa, que ocorre no domingo seguinte após a primeira lua cheia a partir do equinócio da Primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul). No caso da terça-feira de Carnaval, sua celebração incide 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, e uma curiosidade: sempre próximo ou no dia de Lua Nova.
 
Carnaval II
O Carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por 40 dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar diversas festividades nos dias que antecediam a quarta-feira de Cinzas, 1º dia da Quaresma. A palavra "carnaval" remete à idéia de deleite dos prazeres da carne, "carnis" em latim significa carne, e "valles" significa prazeres.
 
Carnaval III
O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Ocorre que os efeitos cruéis desse grotesco espetáculo se fazem sentir de forma rápida e inexorável. É dramática, a triste estatística de horrores, durante e após o festejo, como acidentes automobilisticos, atendimentos nos postos de saúde e emergencias de hospitais, contaminações por HIV, incidencia de casos de gravidez, furtos, homicídios, roubos, entre outros infortúnios.
 
Futebol
O Campeonato Municipal de Conceição do Araguaia, principal competição do futebol local, inicia na próxima quinta-feira (14). O torneio é realizado pela LECA (Liga Esportiva de Conceição do Araguaia) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Dez equipes participam do tradicional certame, que terá todos os seus jogos no Estádio Carecão, as terças, quintas e aos sábados com portões abertos.
 
Retiro
Centenas de jovens das igrejas evangélicas de Conceição do Araguaia se preparam para passar o período de Carnaval nos retiros espirituais, onde participantes têm momentos de oração, louvor, esporte, lazer e entretenimento, tudo voltado para o crescimento pessoal e espiritual e em harmonia com a natureza num ambiente aprazível e acolhedor que proporciona desenvolver relações sociais e marcantes experiências.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.